quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bem-estar animal foi tema de evento na AMFRI

O controle de zoonoses e das populações de animais domésticos, o bem-estar animal e a responsabilidade da sociedade com respeito aos animais foram temas de evento realizado pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em parceria com a Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a 10ª Promotoria de Justiça de Itajaí e o Instituto Ambiental Ecosul.

O evento, realizado em 5 de setembro na ede da AMFRI, em Itajaí, contou com apoio do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA).
Participaram representantes de secretarias municipais dos 10 municípios que compõem a AMFRI, além de Blumenau, que, mesmo não fazendo parte da associação, foi representada pela sua Vigilância Sanitária. Também compareceram membros de ONGs de bem-estar animal e ativistas voluntários das cidades de Navegantes, Piçarras, Blumenau, Bombinhas e Itajaí.

Na abertura do evento, Ademar Felisky, Coordenador da AMFRI, e Luís Eduardo de Oliveira Souto, Promotor de Justiça de Itajaí e membro do GEDDA, ressaltaram a importância do evento para o debate dos problemas causados pela irresponsabilidade dos cidadãos com respeito aos animais e para buscar soluções humanitárias compartilhadas possíveis para esses problemas em nível regional.

O Promotor de Justiça ressaltou que os debates no evento deveriam ser norteados pela Recomendação GEDDA/MPSC 001/2012, encaminhada a todas as prefeituras municipais do Estado. O documento define e respalda os procedimentos legais a serem implementados pelas municipalidades na área de controle de zoonoses e das populações de animais domésticos, em consonância com as legislações vigentes que garantem a saúde pública e os direitos dos cidadãos, bem como a defesa dos direitos dos animais.

O Instituto Ambiental Ecosul apresentou as palestras "Controle Populacional de Cães e Gatos - do Bem-estar Animal à Saúde Pública" e "Formação de Valores para o Respeito a Todas as Formas de Vida", com apoio técnico do médico veterinário Michael Russi, da Prefeitura Municipal de Penha.

Cada participante recebeu material de apoio que continha cópia da Recomendação GEDDA/MPSC-001/2012 disponibilizada pelo MPSC e do Guia Prático de Controle da População Canina e de um projeto de canil de triagem e trânsito para um número limitado de cães, disponibilizados pelo Ecosul.

Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

0 comentários:

Postar um comentário